terça-feira, 10 de agosto de 2010

Israel se nega a cooperar com investigação sobre frota se ONU quiser interrogar militares


ação contra barcos que tentavam furar bloqueio a Gaza deixou nove mortos em maio.

O governo de Israel disse nesta terça-feira (10) que não cooperará com o grupo de especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) que investigará o ataque à frota humanitária que seguia para Gaza, em maio, se o grupo exigir que militares envolvidos no episódio sejam interrogados.

O ataque israelense ao grupo de barcos que tentavam furar o bloqueio ao território palestino deixou nove ativistas mortos e gerou críticas da comunidade internacional.

Em declarações à rádio militar de Israel, Nir Hefetz, o porta-voz do primeiro-ministro, Binyamin Netahyahu, disse que Israel não aceitará que seus militares passem por interrogatório.

- O primeiro-ministro comunicou claramente que se negará a cooperar e a participar em uma comissão que peça para interrogar soldados.

O porta-voz também disse que as negociações de bastidores sobre a investigação da ONU incluíam termos para que a comissão "não atentasse contra os interesses vitais de Israel".

- Antes que Israel anunciasse sua participação nesta comissão, asseguramos em intensas negociações nos bastidores que esta comissão seja equitativa, responsável e não atente contra os interesses vitais e a segurança de Israel.

A afirmação do porta-voz, no entanto, contradiz as declarações de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, que havia desmentido um acordo prévio para evitar o interrogatório de militares pelo painel de especialistas, que deve iniciar nesta terça-feira sua investigação.

Em entrevista coletiva, o secretário-geral da ONU garantiu total credibilidade ao grupo de investigadores e disse que não há qualquer tipo de acordo prévio.

- Não, nenhum acordo assim foi assinado nos bastidores.

fonte: r7

E claro que Israel não quer que a investigação seja realizada pela ONU, ficou claro que a ação na verdade foi um erro, Israel não deixou chegar os alimentos a faixa de Gaza e foi mais além, matou 9 pessoas que estavam trabalhando para retirar a fome de um povo, os Estados Unidos como sempre ficou em cima do muro, será porque heim? Será que se esse ataque fosse realizado pelo Irã os Estados Unidos reagiriam da mesma forma? É uma vergonha o que acontece em Israel, eles querem impor um país na marra com base em um sionismo preconceituoso, em vez de procurar secularizar a nação.

Nenhum comentário: